Submissão de Trabalhos, Oficinas e Minicursos para o evento de 20 anos do DCHT 22.

Normas para submissão de propostas de Comunicação, Oficinas e Minicursos, a serem realizados no evento em comemoração pelos 20 anos do DCHT – campus XXII da UNEB, Euclides da Cunha.

Confira, a seguir, as normas para submissão das propostas:

  1. NORMAS PARA A PROPOSIÇÃO DE RESUMOS/TRABALHOS
    COMPLETOS NAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

1.1 DOS PRAZOS:

– O período para a submissão de resumos de comunicação oral nas sessões de
comunicação do evento 20 anos do DCHT XXII é de 17 de julho a 14 de agosto. Serão
definidas datas posteriores para o envio de trabalhos completos.

– O período de avaliação dos resumos submetidos para sessões de comunicações é de 15
a 18 de agosto de 2023.

– Os resultados das avaliações serão divulgados em 21 de agosto de 2023.

– Divulgação dos cronogramas das apresentações em 24 de agosto.


ATENÇÃO: a submissão de propostas de comunicação oral em sessões de comunicação
do evento 20 anos do DCHT XXII deve ser realizada no google forms clique aqui para
acessar.

– A divulgação da análise dos resumos e dos cronogramas de apresentação das sessões de
comunicação será publicizada na página do Departamento de Ciências Humanas e
Tecnologias (DCHT), Campus XXII, (inserir o endereço da página, caso tenha um site) e
nas redes sociais (inserir endereço das redes).

As sessões de comunicação ocorrerão no dia 30 de agosto, quarta-feira, no turno
matutino.

1.2 DOS EIXOS TEMÁTICOS, FUNCIONAMENTO E NORMAS DE SUBMISSÃO:

– Os trabalhos devem ser associados a um dos eixos temáticos descritos a seguir:
Eixo temático I – Linguística;
Eixo temático II – Literatura;
Eixo temático III – Educação;
Eixo temático IV – Fitotecnia e fitossanidade;
Eixo temático V – Produção animal;
Eixo temático VI – Engenharia e solos.

– Cada trabalho pode ser apresentado por até dois comunicadores vinculados a Instituição
de Ensino Superior;

– No caso da proposição do trabalho de graduandos, recomenda-se que haja coautoria do
professor orientador;

  • As sessões de comunicação terão duração de 4h, com tempo de 15min para cada
    apresentação. A cada quatro apresentações, haverá 30 min para discussões, com até 3 min
    para cada intervenção. As sessões ocorrerão no turno matutino das 8h às 12h.
  • A proposta de submissão de resumos em sessões de comunicações deve respeitar a
    seguinte formatação:
    ● Margens: superior e esquerda 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
    ● Fonte: tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento simples;
    ● Título centralizado, obedecendo maiúsculas e minúsculas, em negrito;
    ● Nome e sobrenome do autor e do orientador (caso de alunos de graduação).
    Instituição – SIGLA (Universidade a que está filiado);
    ● Indicação do eixo temático em que se encaixará a proposta;
    ● Indicação de natureza do trabalho: apresentação em sessão de comunicação;
    ● Resumo (de 100 a 250 palavras), em espaço simples, sem adentramentos ou
    parágrafos. É obrigatório que o resumo contenha: o tema, o objetivo, o método,
    os resultados e conclusões, porém poderão ser apresentados resultados e
    conclusões parciais;
    ● Palavras-chave: de 3 a 5 palavras, separadas por ponto e vírgula.

1.3 DOS TRABALHOS COMPLETOS

– Para a elaboração dos trabalhos completos, sugere-se as seguintes seções: uma
introdutória, contextualizando a temática de estudo ou pesquisa; outra de
desenvolvimento com a metodologia para alcançar os objetivos apontados na seção
inicial; e a última de considerações finais, com resultados do estudo/pesquisa. A seção de
referências deve vigorar no final do texto (seguindo as normas da ABNT). Em casos de
citações, inserção de tabelas, de figuras e uso de seção de anexos e/ou apêndices, as
normas são as mesmas definidas na ABNT. O limite dos textos completos estará
compreendido entre 10 e 15 páginas.

– Os critérios de avaliação dos trabalhos completos para possível publicação serão:
coerência temática com o eixo escolhido; fundamentação teórica, com uso de arcabouço
teórico sólido, com referências a teorias, conceitos ou estudos relevantes que sustentem a
argumentação; clareza na escrita, com redação e organização das informações no texto de
forma objetiva e bem estruturada, facilitando a compreensão dos/as leitores/as; resultados
e evidências, apresentando produtos e ganhos concretos a partir do trabalho realizado.

  1. NORMAS PARA A PROPOSIÇÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

2.1 DOS PRAZOS:

  • O período para a submissão de propostas de oficinas ou minicursos do evento 20 anos
    do DCHT XXII é de 17 de julho a 14 de agosto.
    ATENÇÃO: a submissão de propostas de oficinas ou minicursos do evento 20 anos do
    DCHT XXII deve ser realizada no google forms clique aqui para acessar.
  • As oficinas ou minicursos ocorrerão no dia 30 de agosto, na terça-feira, no turno
    vespertino.

2.2 DOS EIXOS TEMÁTICOS, FUNCIONAMENTO E NORMAS DE SUBMISSÃO

  • As propostas de oficinas ou minicursos para o evento 20 anos do DCHT XXII devem
    ser associados às seguintes áreas:
    Eixo temático I – Linguística;
    Eixo temático II – Literatura;
    Eixo temático III – Educação;
    Eixo temático IV – Fitotecnia e fitossanidade;
    Eixo temático V – Produção animal;
    Eixo temático VI – Engenharia e solos.

– Cada minicurso ou oficina poderá ser ministrado por até dois proponentes;

– Serão selecionadas 6 propostas de oficina ou minicurso;

– A proposição de oficinas e minicursos pode ser feita por participantes com a titulação
preferencial de Mestre, além de proponentes oriundos da comunidade que tenham
trabalhos inovadores e de reconhecida relevância na área agronômica, na área de Letras,
de Educação ou no âmbito artístico cultural;

– As oficinas ou minicursos ocorrerão no turno verspertino, das 14h às 18h, e terão
duração máxima de 4h;

– A proposta de submissão de resumos de oficinas ou minicursos deve respeitar a seguinte
formatação:
● Margens: superior e esquerda 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
● Fonte: tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento simples;
● Título centralizado, obedecendo maiúsculas e minúsculas, em negrito;
● Nome e sobrenome do(s) autor(es). Instituição – SIGLA (Universidade a que está
filiado);
● Indicação do eixo temático em que se encaixará a proposta;
● Indicação de natureza do trabalho: oficina ou minicurso;
● Resumo (de 200 a 400 palavras), em espaço simples, sem adentramentos ou
parágrafos. É obrigatório que o resumo contenha: o tema, o objetivo, o método, e
as considerações do trabalho. O resumo deve explicar a qual área se vincula;
● Palavras-chave: de 3 a 5 palavras, separadas por ponto e vírgula;

2.3 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Os critérios para seleção das oficinas ou minicursos envolvem os seguintes
pontos: exequibilidade da proposta (adequação ao tempo destinado e em
conformidade com os recursos disponíveis no Departamento – DCHT, Campus
XXII); relevância para a comunidade acadêmica e não acadêmica (temática
adequada às demandas da comunidade local e da comunidade acadêmica).

Comissão Científica do Evento “Uneb 20 anos de História, Lutas e Conquistas”.